COUNTRY SELECTOR

Você está prestes a sair do site Escute Seus Nervos e seráá redirecionado para um site externo. Gostaria de sair?

COMO O SISTEMA NERVOSO FUNCIONA?


 

O sistema nervoso é a parte do nosso corpo que nos ajuda não só a perceber, compreender e responder ao mundo à nossa volta, mas também a enviar, receber e interpretar informações de todas as partes do nosso corpo. Na verdade, o sistema nervoso monitora e coordena as ações voluntárias, como andar (que nós conscientemente decidimos fazer) e ações involuntárias, como a respiração e a digestão, que acontecem sem a nossa decisão específica.

Pode ser dividido em duas partes:

 

  • sistema nervoso central (SNC) que inclui o cérebro e a medula espinhal.

  • O sistema nervoso periférico (SNP) é o sistema nervoso fora do cérebro e da medula espinhal

As células nervosas, chamadas de neurônios, são as células que constituem o tecido nervoso, das quais o sistema nervoso é feito. Elas trabalham por meio de ação química e elétrica, que permite a transmissão de sinais em nosso corpo.

 

Componentes simples para uma montagem complexa 

 

O sistema nervoso periférico é composto por milhões de nervos, chamados de nervos periféricos, ligados uns aos outros, ou aos músculos, ou a receptores em todo o nosso corpo. 

Você pode pensar nisso como uma série de fios elétricos ou linhas telefônicas conectando o seu cérebro e o seu corpo, permitindo que eles se comuniquem.  

A fibra nervosa é como um fio transmitindo impulsos por todo o corpo.

Estas fibras são cobertas por uma substância chamada mielina. A mielina protege a fibra nervosa e ajuda que as mensagens passem rápido pelos neurônios.

Os nervos estão sempre "trabalhando" e têm direções diferentes, por exemplo, quando você encosta em uma chapa quente, alguns nervos enviam as informações dos seus dedos para o cérebro (sistema nervoso central), para perceber a sensação de calor. Quando o cérebro recebe essa informação, emite a ordem de retirar o dedo. Outros nervos levam esta mensagem para o músculo da mão. O resultado? Você não se queima!

A direção não é a única maneira de classificar os nervos, as suas funções específicas também são muito importantes. Cada grupo de nervos "sabe" exatamente o que fazer:   

 

  • os nervos motores coordenam os movimentos voluntários do corpo, estimulando os seus músculos.
  • os nervos sensoriais reagem a estímulos externos e permitem que você sinta sensações, como o calor, o frio e a dor;
  • os nervos autonômicos regulam funções involuntárias, como os batimentos cardíacos, a transpiração e a digestão, e influenciam nas atividades dos órgãos internos. 

 

Esquema do sistema nervoso periférico

ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ