Você sabe como o diabetes pode impactar a saúde de seus nervos?
O diabetes é a causa mais comum de neuropatia periférica. Cerca de metade das pessoas com diabetes desenvolvem algum tipo de neuropatia, uma doença que afeta os nervos e, muitas vezes, sem sintomas no início.
Fatores adicionais para se ter em mente caso você tenha diabetes:
Para algumas pessoas, os sintomas são leves, para outras, a neuropatia diabética pode ser dolorosa e incapacitante. À medida que o dano no nervo aumenta, a perda de sensibilidade nos pés pode reduzir a capacidade da pessoa de detectar a temperatura ou perceber a dor. As pessoas com neuropatia diabética têm maior probabilidade de desenvolver problemas nos pés, como lesões na pele e úlceras, porque, devido à falta de sensibilidade, muitas vezes não percebem quando seus pés se machucam.
O diabetes influencia o metabolismo das vitaminas neurotrópicas B1, B6 e B12 e, portanto, o risco dessas deficiências de vitaminas aumenta. Como essas vitaminas são essenciais para a saúde do nervo, sua deficiência deve ser evitada.
Muitos não sabem que o diabetes pode afetar negativamente a forma como o nosso corpo absorve e usa as vitaminas neurotrópicas B1, B6 e B12. Essa é a razão pela qual, para uma pessoa diabética, o risco de deficiência dessas vitaminas aumenta.
Como as vitaminas neurotrópicas B são essenciais para a saúde dos nervos, tentar manter seu nível na faixa normal é de vital importância.