VOCÊ SABE COMO O DIABETES PODE IMPACTAR A SAÚDE DE SEUS NERVOS?

Você está prestes a sair do site Escute Seus Nervos e seráá redirecionado para um site externo. Gostaria de sair?

List of conditions that lead to nerve impairments

Você sabe como o diabetes pode impactar a saúde de seus nervos?


O diabetes é a causa mais comum de neuropatia periférica. Cerca de metade das pessoas com diabetes desenvolvem algum tipo de neuropatia, uma doença que afeta os nervos e, muitas vezes, sem sintomas no início.


 

dos diabéticos estão em risco de desenvolver neuropatia periférica diabética 

Polydefkis M et al. Brain 2004; 127:1606-1615.


 

dos diabéticos desenvolvem neuropatia periférica diabética    

Huizinga MM et al. Clinical Diabetes 2007; 1:6-15.


 

dos pacientes diabéticos com neuropatia periférica diabética não apresentam sintomas

Miranda-Massari J.R. et al. Curr Clin Pharmacol. 2011; 6(4): 260-273.

 

 

 

Fatores adicionais para se ter em mente caso você tenha diabetes:

Controle insuficiente do açúcar no sangue. Este é o principal fator de risco para todas as complicações do diabetes, incluindo danos nos nervos. Manter o açúcar no sangue consistentemente dentro da sua faixa alvo é a melhor maneira de proteger a saúde dos seus nervos e vasos sanguíneos.
Duração do diabetes. Seu risco de neuropatia diabética aumenta com o tempo pelo qual você tem diabetes, especialmente se seu nível de açúcar no sangue não estiver bem controlado.
Kidney icon
Doença renal. O diabetes pode causar danos aos rins, o que pode levar ao aumento da perda de vitaminas essenciais que são cruciais para um sistema nervoso saudável.
Estar acima do peso. Estar acima do peso pode aumentar o risco de várias complicações do diabetes.
Tabagismo. Se você é diabético, os cigarros aumentam o risco de neuropatia e a cessação do tabagismo é de extrema importância para facilitar o controle do açúcar no sangue e limitar o desenvolvimento de complicações diabéticas.
Hipertensão. TEssa condição também é conhecida como hipertensão arterial e é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares que foram identificados como fatores de risco para a neuropatia diabética.
Verifique seus pés regularmente. Pacientes diabéticos correm alto risco de lesão inconsciente de seus pés devido à dormência. A dormência é o resultado do comprometimento nervoso que geralmente começa nos pés desses pacientes. Seus pés devem ser verificados regularmente pelo seu médico ou por você mesmo.

Para algumas pessoas, os sintomas são leves, para outras, a neuropatia diabética pode ser dolorosa e incapacitante. À medida que o dano no nervo aumenta, a perda de sensibilidade nos pés pode reduzir a capacidade da pessoa de detectar a temperatura ou perceber a dor. As pessoas com neuropatia diabética têm maior probabilidade de desenvolver problemas nos pés, como lesões na pele e úlceras, porque, devido à falta de sensibilidade, muitas vezes não percebem quando seus pés se machucam.


O diabetes influencia o metabolismo das vitaminas neurotrópicas B1, B6 e B12 e, portanto, o risco dessas deficiências de vitaminas aumenta. Como essas vitaminas são essenciais para a saúde do nervo, sua deficiência deve ser evitada.
Muitos não sabem que o diabetes pode afetar negativamente a forma como o nosso corpo absorve e usa as vitaminas neurotrópicas B1, B6 e B12. Essa é a razão pela qual, para uma pessoa diabética, o risco de deficiência dessas vitaminas aumenta.

Como as vitaminas neurotrópicas B são essenciais para a saúde dos nervos, tentar manter seu nível na faixa normal é de vital importância.

ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ