COUNTRY SELECTOR

Você está prestes a sair do site Escute Seus Nervos e seráá redirecionado para um site externo. Gostaria de sair?

ALGUNS SINTOMAS PODEM CONFUNDIR, SEMPRE CONVERSE COM O SEU MÉDICO


Muitos dos sintomas comuns de distúrbios nos nervos são muitas vezes menosprezados, e talvez encarados como algo relacionado ao avanço da idade. A doença por trás desses distúrbios nos nervos e desconfortos relacionados chama-se neuropatia periférica.

O que parece ser um sinal sem relevância, muitas vezes descartado como se não fosse "nada importante", pode ser o sinal de que algo pode acontecer com os seus nervos. Às vezes, é só uma questão de parar por um momento e prestar atenção nos sinais do corpo.

Ignorar os sintomas e auto-diagnosticar sem uma supervisão médica são duas abordagens erradas para a sua saúde.

Os sintomas podem ser a expressão de muitas e diferentes doenças e, quando se trata de nervos, a interpretação certa pode ser muito difícil.

 

Dormência e tonturas são dois desconfortos comumente conhecidos. Nem todo mundo sabe que estes podem ser sintomas de neuropatia periférica e que podem ter diversas causas. 

TONTURA:  um sintoma de distúrbio nos nervos?

Mulher jovem apresentando tontura
 

Tontura, por exemplo, pode ser aquela sensação de vertigem ou falta de equilíbrio.

 

Pode estar presente quando estiver cansado ou se você sofre de enxaqueca. Mas você sabia que também pode ser o sintoma de uma infecção no ouvido ou, eventualmente, uma lesão no nervo? 

É por isso que é tão importante contar para o seu médico o que você sente e não entende completamente.

DORMÊNCIA:  um sintoma de distúrbio nos nervos?

Mulher com dormencia nas mãos
 

Dormência, é aquela sensação de usar uma "luva" ou "meia" invisível que impede a pessoa de sentir o toque, sendo outro exemplo de sintoma de distúrbio nos nervos que pode ser vinculado a outros distúrbios. Sensaçào de dormência nos pés e nas mãos são frequentemente associados com o fluxo de sangue também. Você normalmente acha que é um problema com a circulação de sangue... não necessariamente!

Qualquer que seja a sensação que você sente ou pensa que tem, informe ao seu médico sobre ela, pois a dormência, por exemplo, pode impedi-lo de sentir dores e lesões. Um pequeno corte nos pés, ou uma pedra no sapato, pode causar uma lesão, que - quando não for devidamente observada - pode levar a uma infecção. Isto é comum em pacientes diabéticos e é chamada "síndrome do pé diabético”.

DIFICULDADES PARA CAMINHAR:  um sintoma de distúrbio nos nervos?

Homem asiático idoso com dificuldades em caminhar
 

Por que algumas pessoas idosas têm dificuldades de andar e parecem duras e sem flexibilidade? Isso sempre é causado por problemas nas articulação?

É importante saber que dificuldades de locomoção não são necessariamente devido a articulações rígidas ou doenças associadas. Na realidade, "pé caído” também pode ser um sintoma de neuropatia periférica. As pessoas com neuropatia podem ter dormência em seus pés, não sentir o chão, podem também ter fraqueza muscular, e são incapazes de levantar os pés do chão, o que torna a marcha instável, dificultando o caminhar e a coordenação. 

Qualquer doença que você acha que tem, explique ao seu médico todos os seus sintomas para que ele possa lhe dar um diagnóstico correto

CÂIMBRAS MUSCULARES:  um sintoma de distúrbio nos nervos?

Mulher com cãibras musculares nos pés
 

Todo mundo conhece câimbras musculares. Elas podem ter diferentes causas e muitas vezes desaparecem da mesma forma que surgem. No entanto, em alguns casos, uma condição médica pode causar câimbras musculares. Se as suas câimbras musculares são graves, não melhoram com o alongamento, ou persistem por um longo tempo, pode ser um sinal de uma doença subjacente. Avise ao seu médico se você apresenta, por exemplo, fraqueza, ardência, ou uma perda de sensibilidade. Estes, entre outros sintomas, podem ser sinais de um distúrbio nos nervos.

Se câimbras musculares graves o impedem de fazer o que você ama,
falar com o seu médico pode melhorar sua qualidade de vida.

ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ